Informações sobre Internacionalização
O IPRJ conta com uma infraestrutura adequada para oferecer bom atendimento quanto à formação de recurso humano e à realização de pesquisa técnico-científica, o que o qualifica como um apoio indispensável na realização de projetos de pesquisa e de desenvolvimento em materiais ou processos tecnológicos, e no controle de qualidade, em análise ambiental e na análise de falhas em instalações industriais, atividades de prestação de serviços e consultoria, todos de origem nacional e/ou internacional. Isso significa promover a interação com instituições internacionais diretamente interessadas no desenvolvimento de novas tecnologias nas áreas de concentração do programa, ampliar linhas de pesquisas sólidas do PPG-CTM e de instituições estrangeiras com projetos de pesquisa e grade curricular que estejam correlacionados e incentivar a participação de novos docentes/pesquisadores/colaboradores e estudantes através de intercâmbios e, assim, oportunizando atender com mais êxito os indicadores da Capes em suas avaliações.
O PPG-CTM atua na área internacional por meio de uma série de iniciativas e atividades, destacando-se a produção científica do corpo docente em colaboração com instituições no exterior. Alguns exemplos estão resumidos a seguir
Cooperação em pesquisa entre o Prof. Dr. Ivan Napoleão Bastos e Profa Alda Maria Pereira Simões do Centro de Química Estrutural, Institute of Molecular Sciences, Departamento de Engenharia Química, Instituto Superior Técnico de Portugal, realizou Pós-Doutorado com bolsa Capes nesse mesmo IST, Portugal em 2017-2018 que rendeu dois (02) artigos publicados nos Periódicos Electrochimica Acta em 2022 (Qualis A1) e Fatigue and Fracture of Engineering Materials and Structures (Qualis A2) em 2019, ambos na área de concentração de Materiais Metálicos e linha de pesquisa em Corrosão do Programa. Anteriormente em 2007 realizou Pós-Doutorado no Institut National Polytechnique de Grenoble, INPG, França, em Corrosão.
Orientação de dissertação de mestrado (defendida em 2019) da Profa Dr. Mônica Calixto Andrade (permanente do PPG-CTM) em colaboração Prof. Maria Clara Henriques Baptista Gonçalves (coorientadora) do Instituto Superior Técnico Lisboa – IST, Portugal, com defesa em 2019. A atividade envolveu uma missão de curta duração (2 meses em 2018) da Profa Mônica Calixto Andrade no IST, em Lisboa/Portugal para atividades experimentais e rendeu um (01) artigo publicado no Periódico Carbohydrate Polymers (Qualis A1) em 2021 na área de concentração de Materiais Não-Metálicos e linha de pesquisa em Materiais Cerâmicos.
Cooperações internacionais da Profa Dra. Verona B. Oliveira (docente permanente e atual coordenadora do PPG-CTM) finalizadas e em andamento com os seguintes Pesquisadores e Instituições: com Dr. Dierk Raabe no Max-Planck Institut für Eisenforschung, MPIE, Germany e com Dr. Anton MÖSLANG no Karlsruher Institut für Technologie, KIT, Germany que renderam 02 (dois) artigos publicados no Periódico Journal of Nuclear Materials (Qualis A1) e 01 (um) artigo publicado no Periódico Materials Science Forum (Qualis B3); com Dr. Dimosthenis Stamopoulos no Institute of Advanced Materials, Physicochemical Processes, Nanotechnology and Microsystems, NCSR “Demokritos”, Greece que rendeu 01 (um) artigo publicado no Periódico Journal of Nuclear Materials (Qualis A1); com Dr. Abbas Zarei-Hanzaki na University of Tehran, Iran que rendeu 01 (um) artigo publicado no Periódico Materials Characterization (Qualis A1); com Dr. Guilhermo Requena no Institute of Materials Research, German Aerospace Center (DLR), Linder Höhe, Germany que rendeu 01 (um) artigo publicado no Periódico Acta Materialia (Qualis A1). A Profa Verona atualmente trabalha com Armazenamento de Hidrogênio em Materiais Metálicos e colabora com o Pesquisador Dr. Kaveh Edalati da Kyushu University, International Institute for Carbon-Neutral Energy Research, Fukuoka, Japan e com Dr. Marcos MEYER do Instituto de Física La Plata (CONICET) / Departamento de Física (FCE – UNLP) na Argentina. Todos os trabalhos aqui mencionados são da área de concentração de Materiais Metálicos e linha de pesquisa em Metalurgia Física do Programa.
Cooperação Internacional do Laboratório de Adesão e Aderência-LAA coordenado pelo Prof. Eduardo Martins Sampaio que envolvem ações em parceria com a Universidade do Porto-Portugal (Prof. Lucas Filipe Martins da Silva – Departamento de Engenharia Mecânica, Faculdade de Engenharia, Universidade do Porto) que rendeu cinco (05) artigos e três (03) congressos internacionais, com o Institute of Science and Innovation in Mechanical and Industrial Engineering (INEGI), Porto, Portugal (Pesquisador Alireza Akhavan-Safar) que rendeu cinco (05) artigos e três (03) congressos internacionais, com Dalhousie University Canadá (Prof. Alexander L Kalamkarov) que rendeu um (01) artigo em elaboração e com o Instituto GeM, UMR 618 CNRS, CESI, França ( Prof. Silvio de Barros) que rendeu três (03) artigos e um (01) trabalho em congresso internacional. É importante destacar que todos os trabalhos desenvolvidos em conjunto com os parceiros são temas de dissertações. Além disso, a parceria com Portugal proporcionou a construção da Luso-Brazilian Conference on Adhesion and Adhesives que realiza seus encontros desde 2012, de 2 em 2 anos e alternando entre Brasil e Portugal.
Cooperação Internacional promovida por convênio entre a UERJ e a Ohio State University, com projeto desenvolvido no Laboratório de Tecnologia de Polímeros (TECPOL), coordenado pela Profa Marisa Rocha (docente permanente do PPG-CTM). O projeto intitulado “Polypropylene Composites Reinforced with Graphene Platelets and Short Carbon Fibers for the Automotive Industry” foi executado pela estudante Yessica Jimenez do curso de Engenharia de Materiais da Ohio State University, entre os meses de maio e agosto de 2022.
Acordo de Cooperação Internacional Acadêmica entre a Universidade Porto Rico, Recinto de Mayaguez (UPRM) e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) através docente permanente do PPGCTM Marisa Cristina G. Rocha com a finalidade de promover atividades de ensino e/ou de pesquisa através de cursos, simpósios, atividades e eventos técnico-científicos e culturais, cursos especializados, de treinamento e reciclagem, publicações conjuntas e intercâmbios. LINK DO ACORDO EM PDF.
O professor Luis Cesar Rodriguez Aliaga mantém colaboração sobre aplicações de dinâmica molecular no estudo de matérias desde 2018 com o Grupo de pesquisa do Professor Giorgos Evangelakis da Universidade de Ionnina/Grécia que rendeu um (01) artigo no Periódico Materials Research Express em 2019. Em 2023, deu início à colaboração informal com os professores José L. Huere e Manuel. E. Esteves, da Universidad Nacional de Huancavelica, Peru. Os mencionados professores realizaram uma missão no IPRJ-UERJ / Brasil para receber um curso de capacitação no uso de técnicas computacionais de dinâmica molecular na simulação de materiais no período de 08/05/23 – 09/06/23.
As principais atividades já realizadas pelo PPG-CTM que caracterizam iniciativas na área internacional estão apresentadas no documento “PLANO DE INTERNACIONALIZAÇÃO” e referem-se aos anos de 2007 até o presente momento, além de uma projeção para os próximos anos (2023-2028). CLIQUE AQUI PARA ACESSAR PDF. É importante destacar que inúmeras iniciativas que antecederam o momento atual foram implementadas e suportam outras mais recentes apresentadas a partir de 2018 e que são essenciais para a projeção até 2028.