Linhas de Pesquisa
Áreas de Concentração
O PPGCTM apresenta duas Áreas de Concentração e suas respectivas Linhas de Pesquisa:
Materiais Não Metálicos

Busca entender todos os tipos de materiais com grande relevância estratégica e econômica para o país, com exceção daqueles classificados como metálicos e, por isso, caracteriza-se por ser muito abrangente, incluindo assuntos que envolvem: petróleo; polímeros; materiais conjugados; materiais cerâmicos, polímeros biodegradáveis, reprocessamento, reciclagem e reutilização de materiais, nanotecnologia. O/A profissional adquire conhecimento amplo e aprofundado sobre a relação entre as propriedades dos materiais poliméricos, cerâmicos e compósitos e sua organização interna, formas de processamento e desempenho em uso no geral. Neste caso, é possível desenvolver projetos de interesse para as indústrias ou centros de pesquisa.
Suas Linhas de Pesquisa incluem:
-
Polímeros, Aplicações (PAPL):
Direcionada à investigação de processos voltados ao desenvolvimento e produção de materiais poliméricos que apresentam propriedades que permitam atingir uma performance pré-especificada, conforme uma dada demanda industrial. As atividades de pesquisa nesta linha incluem processos de modificação química de polímeros, desenvolvimento de materiais compósitos e de misturas poliméricas e desenvolvimento de materiais biodegradáveis visando atender às demandas das indústrias químicas, petroquímicas e de petróleo e gás.
-
Materiais cerâmicos (MCER):
Atividades direcionadas para a produção e caracterização de materiais, predominantemente, inorgânicos e com aplicações industriais. As pesquisas envolvem síntese de nanopartículas através de processo sol-gel para produção de peças cerâmicas ou não e revestimentos; síntese de partículas cerâmicas através de diversos métodos químicos ou por reação no estado sólido para obtenção de propriedades físicas e mecânicas adequadas de peças cerâmicas; produção de vitrocerâmicas; desenvolvimento e caracterização de biomateriais; produção e caracterização de cerâmicas pizoelétricas; desenvolvimento de concretos a partir de resíduos para aplicações específicas.
-
Materiais conjugados (MCONJ):
Tem como objetivo investigar teórica e experimentalmente o comportamento em solicitação mecânica dos materiais laminados. As pesquisas visam à caracterização para o desenvolvimento e ajustes de modelos de comportamento para a utilização desses materiais com atuação em reparos e em reforço de estruturas.
Física e Mecânica dos Materiais
Conteúdo teórico e experimental que envolve técnicas de caracterização e de determinação das propriedades dos materiais, além do desenvolvimento, monitoramento e aprimoramento das metodologias utilizadas nestas técnicas. O/A profissional que opta por esta área de concentração conseguirá entender e estabelecer correlações entre estrutura interna, processamento, propriedades e aplicação dos materiais, fazendo uso das técnicas tradicionais de caracterização dos materiais. Também terá a oportunidade de vivenciar o desenvolvimento de técnicas de instrumentação e controle associadas à espectroscopia fotoacústica, ultrassom, difração de raios X, além da possibilidade de utilizar técnicas avançadas para detectar e desenvolver métodos de proteção à corrosão em metais.

Suas Linhas de Pesquisa incluem:
-
Caracterização por técnicas de Raios-X (CTRX):
Envolve a caracterização estrutural e analítica de materiais metálicos, cerâmicos, poliméricos, compósitos e biomateriais, utilizados em diversas aplicações que apoiam a realização de projetos de pesquisa e de desenvolvimento em materiais e de processos tecnológicos, além de contribuir para com o controle de qualidade em análise ambiental e na análise de falhas em instalações industriais.
-
Propriedades Ópticas, Térmicas e Mecânicas (POTM):
O objetivo envolve o desenvolvimento e a aplicação de técnicas voltadas à caracterização de materiais, assim como o da instrumentação utilizada. Esta linha inclui a determinação de propriedades mecânicas, térmicas e ópticas de materiais, utilizando técnicas fototérmicas e de análise térmica, reologia, ultrassom e ensaios mecânicos.
-
Metalurgia física (METF):
Um dos assuntos desta linha de pesquisa é o entendimento sobre i) o comportamento em corrosão de materiais metálicos (ligas ferrosas e não ferrosas, ligas amorfas) em diferentes meios através do uso de técnicas experimentais eletroquímicas, gravimétricas, e para o caso de corrosão sob tensão, ensaio no modo carga constante; ii) cerâmicas supercondutoras e materiais metálicos amorfos e nanocristalinos; iii) ligas de magnésio e aços inoxidáveis; iv) armazenamento de hidrogênio no estado sólido; v) simulações computacionais com ênfase em dinâmica molecular clássica e ab-initio.
Localização