Laboratórios

Nossos Laboratórios

O IPRJ conta com uma infraestrutura adequada para oferecer bom atendimento quanto à formação de recurso humano e à realização de pesquisa técnico-científica, o que o qualifica como um apoio indispensável na realização de projetos de pesquisa e de desenvolvimento em materiais ou processos tecnológicos, e no controle de qualidade, em análise ambiental e na análise de falhas em instalações industriais, atividades de prestação de serviços e consultoria, todos de origem nacional e/ou internacional. Isso significa promover a interação com instituições internacionais diretamente interessadas no desenvolvimento de novas tecnologias nas áreas de concentração do programa, ampliar linhas de pesquisas sólidas do PPG-CTM e de instituições estrangeiras com projetos de pesquisa e grade curricular que estejam correlacionados e incentivar a participação de novos docentes/ pesquisadores/ colaboradores e estudantes através de intercâmbios e, assim, oportunizando atender com mais êxito os indicadores da Capes em suas avaliações.

Para a alocação dos alunos, o Instituto Politécnico possui hoje cinco salas de aulas exclusivas para as aulas das pós-graduações e onze salas de aulas para as duas graduações. O Programa de Pós-Graduação de Ciência e Tecnologia de Materiais compartilha, com os cursos já existentes, as salas disponíveis. Atualmente, a Comissão de Espaço Físico do IPRJ tem promovido reuniões com os servidores e alunos do IPRJ de forma a alocar espaços para ampliação e criação de novos Laboratórios de Pesquisa e Ensino, salas para professores, espaços de convivência, ampliação da biblioteca, anfiteatro, entre outras. A seguir, uma apresentação sobre os laboratórios:

Materiais Não Metálicos

Estes laboratórios tem por objetivo aplicar e desenvolver técnicas experimentais que possibilitem o estudo das propriedades ópticas e térmicas dos materiais. O conhecimento de tais propriedades é de fundamental importância para projetos industriais e para a pesquisa básica e aplicada em materiais.

Perfil do corpo docente

Atualmente, o PPG-CTM atua com 9 docentes permanentes e atua com uma mentalidade arrojada, moderna e com diversidade de vivências e experiências profissionais e pessoais, aliada a ações proativas e aplicadas. O PPG-CTM passou por modificações em seu corpo docente entre 2016-2017, em 2021 e, agora, novamente entre 2023 e 2024, a fim de aperfeiçoar cada vez mais o seu perfil de programa respeitando sua missão, sua visão, seus objetivos e seus valores.

Localização